Dois guardas civis de Cotia são presos por atirar à queima-roupa em criminoso de 17 anos
Caio Fonseca/Redação RedeTV!Câmeras desmentem versão dos agentes, e caso levanta debate sobre abuso de autoridade
(Foto:Reprodução/ Redes sociais)
Após imagens de câmeras de segurança desmentirem as alegações iniciais, dois guardas civis municipais de Cotia foram presos em flagrante neste domingo (29), pela morte de um adolescente de 17 anos, na Grande São Paulo.
Em depoimento, os dois guardas alegaram que estavam perseguindo dois suspeitos de roubar um carro. Segundo a versão apresentada, os criminosos teriam batido o veículo, descido e atirado contra os agentes, que então revidaram, atingindo um dos suspeitos.
No entanto, as imagens coletadas pela Polícia Civil mostram outro cenário: os suspeitos fogem a pé enquanto os guardas encurralam um deles, que aparece com as mãos para cima antes de ser baleado com dois tiros à queima-roupa.
Nota da Secretaria de Segurança Pública de Cotia:
“A Prefeitura Municipal de Cotia, por meio da Secretaria de Segurança Pública, informa que os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) envolvidos na ocorrência registrada no último domingo (29/06/2025) foram afastados preventivamente de suas funções operacionais, como medida de cautela para garantir a lisura da apuração dos fatos.
Oportuno destacar que os guardas civis estavam no exercício de suas funções de agentes de segurança pública e, na condução da ocorrência, obtiveram a libertação das vítimas que tiveram seus veículos roubados pelos criminosos — sendo que uma das vítimas foi mantida presa no porta-malas de seu veículo enquanto os suspeitos cometiam outros crimes, conforme narrado pela própria vítima. Ambas não sofreram ferimentos.
A ocorrência culminou com o falecimento de um dos acusados de roubo e sequestro. Trata-se de um menor infrator, que foi alvejado durante a tentativa de fuga. Seu comparsa conseguiu escapar.
Pelo fato de Cotia fazer divisa com o município de São Paulo, os guardas civis se deslocavam até o km 19 da Rodovia Raposo Tavares para retornarem a Cotia, momento em que presenciaram a ação dos acusados e iniciaram uma perseguição, resultando nos fatos mencionados.
Por fim, a Secretaria de Segurança Pública de Cotia reforça seu compromisso com a transparência, o respeito à legalidade e o acompanhamento dos fatos.”
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp