Por onde anda Psy, astro por trás do sucesso Gangnam Style?
Publicada:27/03/2018 17:47:00
Redação/RedeTV!
(Foto: Reprodução/YouTube)
Em 2013, o cantor sul-coreano Psy explodiu na internet com o lançamento do clipe da música "Gangnam Style". O vídeo foi o mais visualizado do YouTube durante 5 anos, com mais de 3 bilhões de visualizações. A fama durou alguns meses e o cantor até chegou a emplacar outro sucesso no ano seguinte, a canção “Gentleman”, mas que ainda não foi suficiente para manter o artista sob os holofotes.
Seu último disco lançado em 2017 foi "4x2=8", com 10 faixas. Desde então o cantor está pouco ativo na maioria das redes sociais, até mesmo no YouTube, plataforma onde fez mais sucesso. O último vídeo lançado no site é de oito meses atrás.
(Foto: Divulgação)
A última música lançada pelo artista foi "Love”, em julho do ano passado. Em 2017, "Gangnam Syle" perdeu o posto de vídeo com mais visualizações do YouTube para "Despacito" e "See You Again".
No Facebook e no Twitter, a maioria das postagens são alguns compartilhamentos do Instagram, única rede onde o cantor mantém publicações frequentes, todas em coreano.
Psy parece ter abandonado a carreira internacional, mas em seu país de origem ele continua um sucesso absoluto. Em dezembro chegou a dizer em suas redes sociais que se apresentou durante 35 horas em um show de fim de ano em Seul, capital da Coreia do Sul.
Psy foi um dos responsáveis pela popularização do K-Pop, gênero musical sul-coreano que ganhou relevância nos últimos anos com as boy e girls band.Recentemente o cantor voltou a ser lembrado por um caso curioso. A Coreia do Sul, seu país de origem, quer um show do artista na Coreia do Norte, rival histórico do país. A iniciativa faz parte de uma tentativa de apaziguamento do conflito entre as nações. Na próxima semana pelo menos nove grupos de K-Pop devem se apresentar no país do ditador Kim Jong-un.
De acordo com a imprensa sul-coreana, o governo da capital Seul estaria interessado em ter a presença de Psy entre os presentes nos shows na nação vizinha. O governo norte-coreano, porém, desaprova o comportamento do artista por considerá-lo muito explícito e debochado.
O K-Pop é popular em toda a Ásia, inclusive na Coreia do Norte, onde apesar de não ser divulgado, chegou ao país por meio de um contrabando de pen drives chineses.
Veja também!
Documentário mostra trajetória de vocalista do Aerosmith na música