Leo Lins ganha "kit cadeia" e debocha de condenação
Publicada:09/06/2025 20:34:00
Felipe Lessa/ Redação RedeTV!
O humorista foi condenado a mais de 8 anos de prisão pela Justiça
(Foto: Reprodução/ Redes Sociais)
O humorista Leo Lins, condenado a 8 anos e 3 meses de prisão por veicular conteúdos considerados preconceituosos durante um show de stand-up, voltou a causar polêmica nesta segunda-feira (9). O comediante reagiu à sentença com ironia, ao mostrar em seus Stories um presente inusitado: uma caixa batizada de “kit prisão”, contendo itens como sabonete, caneca, toalha e até um “jornal”.
Em tom de deboche, ele agradeceu o “presente” e leu a mensagem que o acompanhava: “Leo, espero que você utilize muito! Assinado: os amigos de verdade”. A atitude do humorista, que também foi condenado ao pagamento de R$ 303,6 mil por danos morais coletivos, gerou indignação e reacendeu o debate sobre os limites do humor e a liberdade de expressão. Cabe recurso da decisão.
Os vídeos que resultaram na condenação de Leo Lins continham declarações ofensivas e discriminatórias contra diversos grupos, incluindo negros, homossexuais, indígenas, nordestinos, evangélicos, judeus, idosos, obesos, pessoas com HIV e pessoas com deficiência.
O julgamento, realizado na 3ª Vara Criminal Federal de São Paulo (TRF3), teve como base a Lei do Racismo (Lei 7.716/89) e o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015). A Justiça entendeu que a liberdade de expressão não pode ser usada como justificativa para a prática de crimes. O caso foi classificado como crime formal, ou seja, não exige uma vítima específica. O tribunal destacou que o contexto humorístico em que as ofensas foram proferidas não reduz a gravidade das declarações.
Desde que o caso ganhou repercussão, diversos famosos se manifestaram em defesa de Leo Lins, levantando a bandeira da liberdade de expressão no humor. No entanto, a condenação e a postura do comediante reforçam o entendimento da Justiça de que há limites para o que pode ser dito, especialmente quando envolve incitação à discriminação e ao ódio.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para acessar nosso canal de Entretenimento no WhatsApp