Adeus ao Rei da TV: Silvio Santos história que se mistura com a telecomunicação brasileira
Publicada:17/08/2024 11:37:00
Redação RedeTV!
O comunicador deixa um legado na TV brasileira
(Foto: divulgação)
Iniciando a carreira como vendedor, Senor Abravanel, o famoso Silvio Santos, era encantado pelo público, sendo levado a comunicação de uma forma natural.
Seu primeiro teste foi na Rádio Guanabara, no Rio de Janeiro, onde passou em primeiro lugar, desbancando até mesmo Chico Anysio. Porém, o trabalho por lá não teve uma longa duração, o levando a voltar a trabalhar como comerciante nas ruas, onde ganhava mais.
Aos 18 anos, se inscreveu para o alistamento obrigatório, onde serviu na Escola de Paraquedistas e realizou alguns saltos. Simultaneamente, Silvio também retornou ao trabalho em uma rádio de Niterói, e desta forma alcançou seu objetivo de ganhar um dinheiro extra com o trabalho.
Durante o seu transporte até a rádio, o comunicador utilizava uma barca até a sede da rádio, onde trabalhava e montou ali mesmo um sistema de alto-falantes para anunciar mercadoria no meio de transporte em que utilizava todos dias. A ideia fez sucesso e posteriormente o serviço começou a contar com bares, onde até era realizado bingos.
Silvio ainda não sabia, mas sua veia empreendedora estaria próximo de colocá-lo na lista de milionários do Brasil. Em 1958, ele ajudou seu amigo, Manuel de Nóbrega, durante uma crise financeira de sua loja, que vendia brinquedos. O empreendimento oferecia carnês, chamados de “Baú da Felicidade”, para que as pessoas recebessem brinquedos no Natal, mas a dificuldade com a entrega dos produtos quase fez com que a loja fechasse suas portas.
O jovem idealista integrou o projeto e com sua maestria, o empreendimento passou a ganhar dinheiro. Em 1960, SIlvio se torna apresentador da TV Paulista com o programa “Vamos Brincar de Forca?” onde anunciava os carnês do Baú da Felicidade em que o público poderia trocar por brinquedos ou eletrodomésticos. Em 1962, a empresa, que até então era de Manuel de Nóbrega, surge como Grupo Silvio Santos.
Uma nova expansão ganha visibilidade, e desta vez faz com que o “Baú da Felicidade" expanda a gama de produtos ofertados. A partir daí a empresa começa a oferecer carros e casas através dos carnês vendidos. Depois disso, entre 1965 e 1975 o empreendimento passa a ter mais algumas empresas em seu catálogo, como a “Baú Construtora”, a concessionária Vimave e a Marca Filmes. Além disso, em meio a crise financeira nacional no fim dos anos 1960, ele investe o dinheiro dos carnês em mais um empreendimento e nasce a “Baú Financeira”, que mais tarde se tornou o Banco PanAmericano.
Já em 1975, o catálogo financeiro do Grupo Silvio Santos ganha a Liderança Capitalização e desenvolve a TeleSena, passando a oferecer prêmios por meio da venda de talões com números previamente impressos e com inúmeros compradores.
O surgimento do SBT
O SBT surgiu de um sonho do comunicador em ter sua própria emissora. Como um empreendedor de sucesso, seus objetivos de gerir uma TV se alinhavam e foram concretizados em 1975, ao ver a oportunidade de disputar a concessão do canal 11, no RIo de Janeiro.
Com investimento inicial de US$ 10 milhões, a emissora até então chamada TVS, começou a operar com mais de 13 mil funcionários.
Apenas em 1981, Silvio ganhou a concessão de mais quatro canais, criando o Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT.
O popular apresentador chegou a quase entrar no mundo da política, devido sua popularidade. Lançando campanha nas eleições presidenciais de 1989, ele teve a candidatura barrada na Justiça, por ser dono de concessionária de TV.
Se dedicando na expansão do SBT durante as décadas de 1980 e 1990, o empreendedor Silvio decidiu lançar em 2005 a Jequiti cosméticos e, em 2007, inaugurou o hotel Sofitel Jequitimar Guarujá.
Passou o bastão para as filhas
Em 2022, o titular do Programa Silvio Santos 'passou o bastão' para a filha, Patricia Abravanel, com quem já vinha dividindo a apresentação.
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