Médico explica como a retirada do DIU afeta os sintomas da TPM
Publicada:19/03/2018 17:46:00
Thieny Molthini/Redação RedeTV!
Noiva de Dudu Nagle, Sabrina Sato tirou o DIU e está tentando engravidar (Foto: Reprodução/Instagram)
Recentemente, em entrevista ao A Tarde é Sua, Sabrina Sato contou que a sua tensão pré-menstrual (TPM) está mais forte. O motivo seria a retirada do dispositivo intrauterino, o DIU. Mas será que deixar de usar esse método pode, realmente, influenciar nesses sintomas?
Ginecologista e professor do Departamento de Ginecologia da Unifesp, Alexander Kopelman explica que essa mudança no organismo acontece quando se trata do DIU hormonal, liberador de levonorgestrel, já que para algumas mulheres essa substância causa o alívio nos sintomas da TPM.
“O DIU de cobre não traz benefícios e pode causar o aumento das cólicas e irritabilidade. Já o DIU liberador de hormônio pode ajudar algumas mulheres porque mantém níveis mais estáveis de progesterona, e a oscilação hormonal do ciclo menstrual é uma das causas da TPM”, esclarece o especialista. Mas vale ressaltar que essa não é uma regra, já que para algumas mulheres o DIU hormonal pode piorar esses sintomas.
Tratando a TPM
Mesmo com esse “benefício”, Alexander reforça que o DIU não é uma opção para diminuir a TPM. “A TPM pode melhorar com exercícios físicos e dietas específicas, mas algumas mulheres apresentam sintomas de difícil controle que exigem tratamento específico”, afirma o médico.
De acordo com Alexander, o ideal é procurar por um especialista assim que os sintomas causarem impacto na qualidade de vida. "Considerar a TPM como algo normal é causa de atraso no tratamento de milhares de mulheres, prolongando um sofrimento muitas vezes evitável”, alerta o especialista.
Veja também!
Sabrina Sato nega gravidez, mas assume tentativa: "Tirei o DIU"