"Trump hoje é o maior líder fascista do século XXI", dispara Presidente Nacional do PT
Redação RedeTV!Edinho Silva é o convidado do ‘É Notícia’ desta quinta-feira (14)
(Foto: RedeTV!)
Presidente Nacional do PT (Partido dos Trabalhadores), Edinho Silva é o convidado desta quinta-feira (14) no programa ‘É Notícia’, apresentado por Beatriz Bulla às 23h45, na RedeTV!.
Edinho Silva é graduado em Ciências Sociais pela UNESP (Universidade Estadual Paulista) e mestre em Engenharia de Produção pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). O político já foi vereador e prefeito de Araraquara, São Paulo, deputado estadual, ministro-chefe da Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência da República. Atualmente ocupa o cargo de Presidente Nacional do PT.
Em entrevista, Edinho fala sobre as alianças que o PT planeja construir para as eleições de 2026. “O PT tem que construir uma política de alianças que garanta a vitória do presidente Lula em 2026. O ideal é que possamos repetir em 26 o cenário político do segundo turno de 22, quando conseguimos mobilizar todas as forças democráticas, partidos, lideranças da sociedade civil para que nós pudéssemos vencer naquele momento o risco do autoritarismo”, afirma.
Ainda sobre Lula, o presidente do PT fala sobre a sucessão do político: “É um imenso desafio. Talvez no médio e longo prazo esse seja o maior desafio do PT […] o substituto do presidente Lula não será um nome, será o partido, o PT”.
Questionado sobre a gestão do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Edinho expõe sua avaliação. “Trump hoje é o maior líder fascista do século XXI […] nós estamos de novo correndo o risco de sermos governados não só de forma autoritária, mas também de forma submissa, submissa aos interesses externos. Estamos vendo o Brasil vivenciando talvez a maior violência diplomática da sua história promovida pelo governo Trump. E nós estamos vendo uma parte das lideranças […] infelizmente ao invés de defender os interesses do Brasil, defendendo os interesses externos.”
O presidente do PT ainda comenta sobre o bolsonarismo em 2025: “Aquilo que eu [em 2022] caracterizava como bolsonarismo, hoje eu não teria uma dúvida de caracterizar como fascismo. Eu acho que tem infelizmente uma parcela da sociedade brasileira que se identifica com o fascismo, se identifica com essa forma de pensamento, que se identifica com essa concepção racista, autoritária, que tenta legitimar um golpe, que tenta normalizar um golpe”.
O programa ‘É Notícia’, apresentado pela jornalista Beatriz Bulla, vai ao ar toda quinta-feira, às 23h45, trazendo personalidades de destaque em diversas áreas, diretamente dos estúdios da RedeTV!, em Osasco, Grande São Paulo e de Brasília.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp