"A opinião pública é favorável a taxação dos mais ricos", diz secretário de reformas econômicas do Ministério da Fazenda
Redação RedeTV!Marcos Pinto é o convidado do ‘É Notícia’ desta quinta-feira (24)
(Foto: RedeTV!)
Secretário de reformas econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Pinto é o convidado desta quinta-feira (24) no programa ‘É Notícia’, às 23h45, na RedeTV!, com apresentação de Beatriz Bulla.
Marcos Pinto é doutor em Direito pela USP (Universidade de São Paulo), já foi diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e chefe de gabinete da presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Em entrevista, o secretário fala sobre a possível medida de taxação dos mais ricos: “A opinião pública é favorável a taxação dos mais ricos […] Faz muito tempo que a gente tem esse sistema de imposto de renda no Brasil. Extremamente regressivo, em que o mais rico paga menos do que o mais pobre. A gente precisa mudar isso”, afirma.
Sobre BIG Techs e sua regulamentação no Brasil, Marcos Pinto afirma que já foi escrito um trabalho de mais de 100 páginas sobre o assunto, mas focado em concorrência, com recomendações específicas de como a lei de proteção da concorrência deveria ser alterada para tratar com esse fenômeno. “A gente tá na fase final de transformar esse projeto, esse estudo, no projeto de lei, que a gente pretende encaminhar ao Congresso ainda esse semestre”, esclarece.
Para ele, esse projeto não será polarizado e pode beneficiar a todos. “Eu sei que a gente tem discussões muito polêmicas sobre fake news, regulação de conteúdo, que dividem esquerda e direita no país. Mas a gente acredita que esse projeto não vai dividir, não vai ser polarizado ideologicamente. Por quê? Porque ele trata de um valor fundamental, tanto para a esquerda quanto para a direita”, diz.
O secretário ainda comenta como as decisões do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impactam nas medidas econômicas e projetos realizados pela Fazenda. Para ele, o país está em uma posição sólida para lidar com os efeitos desta situação. “A gente não acredita no momento que a gente vai ter uma recessão aqui no Brasil por causa disso. Mas a gente já tá preparado. E a melhor maneira de se preparar é fazer reformas.”
O programa ‘É Notícia’, apresentado pela jornalista Beatriz Bulla, vai ao ar toda quinta-feira, às 23h45, trazendo personalidades de destaque em diversas áreas, diretamente dos estúdios da RedeTV!, em Osasco, Grande São Paulo e de Brasília.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp