Papa Francisco fez gesto de "tchau" e disse "obrigado" antes de morrer, diz Vaticano
Ana Souza / Redação RedeTVO pontífice “não sofreu e tudo aconteceu muito rápido”, afirmou boletim
(Foto:Agência Brasil)
O Papa Francisco se despediu com um gesto simples, mas comovente. Segundo o Vaticano, o pontífice acenou com a mão para seu enfermeiro pessoal, Massimiliano Strappetti, instantes antes de perder a consciência e entrar em coma. O episódio aconteceu na madrugada de segunda-feira (21), pouco antes da morte do líder da Igreja Católica, aos 88 anos.
De acordo com o canal oficial de notícias do Vaticano, Francisco começou a apresentar sinais de uma “doença súbita” por volta das 5h30 no horário local (0h30 em Brasília). Pouco mais de uma hora depois, já consciente do agravamento de seu estado, fez o gesto silencioso de despedida ao enfermeiro que o acompanhava diariamente. Em seguida, entrou em coma e faleceu, vítima de um AVC e uma parada cardíaca.
“Ele não sofreu, tudo aconteceu muito rápido”, afirmou o Vaticano em nota oficial nesta terça-feira (22).
O gesto simbólico do papa marcou não apenas sua despedida da vida, mas também seu agradecimento a quem esteve ao seu lado até o fim. Entre suas últimas palavras, dirigiu-se a Strappetti, agradecendo por tê-lo levado até a Praça de São Pedro no Domingo de Páscoa. Mesmo debilitado e ainda em recuperação de uma pneumonia bilateral, Francisco fez questão de cumprimentar os fiéis pessoalmente. “Obrigado por me trazer até a praça”, disse ele, em referência ao passeio de papamóvel que emocionou os presentes.
Francisco seguia dedicado ao trabalho mesmo após uma longa internação de 38 dias entre fevereiro e março deste ano. Contrariando as recomendações médicas que pediam repouso, passou seu último dia com compromissos, como era de seu costume: sempre próximo ao povo.
O gesto de despedida, discreto, mas profundamente significativo, reflete a humanidade que marcou seu pontificado. O Vaticano resumiu: “Francisco morreu tendo novamente abraçado o povo, depois de tanto tempo”.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp