Obra de 300 anos é rasgada por turista ao tentar gravar meme em museu
Gabriel Anjos | Redação RedeTV!O caso ocorreu na Galeria Uffizi, em Florença, e a mostra foi suspensa
(Foto: Freepik)
Um turista italiano rasgou uma pintura de 300 anos na Galeria Uffizi, em Florença, ao tentar gravar um conteúdo humorístico para a internet.
A obra, criada em 1712 por Anton Domenico Gabbiani, retrata o príncipe Ferdinando de Medici. Após o incidente, a mostra em que o quadro estava exposto foi suspensa até 2 de julho, e a pintura passará por restauração.
Segundo o jornal Corriere Della Sera, o jovem caminhava de costas quando tropeçou em uma barreira de segurança, instalada para manter o público afastado das obras, e caiu diretamente sobre a pintura. O acidente, ocorrido no último sábado (21), causou um rasgo na altura do pé direito do personagem retratado.
Simone Verde, diretor da Galeria Uffizi, criticou duramente a atitude do visitante e afirmou que novas medidas serão adotadas para preservar o acervo.
“O problema dos visitantes que vêm aos museus para fazer memes ou tirar selfies para as redes sociais está se tornando generalizado: vamos impor limites muito precisos, impedindo comportamentos incompatíveis com o sentido das nossas instituições e com o respeito ao patrimônio cultural”, declarou Uffizi.
Essa não foi uma ocorrência isolada. No início de junho, outra obra foi danificada quando uma visitante se sentou sobre uma escultura do artista Nicola Bolla, inspirada na pintura A Cadeira de Van Gogh com Cachimbo. O objeto se quebrou, e o museu abriu um processo contra a responsável.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp